Abandono de animais na pandemia

segunda-feira, 18 de outubro de 2021 09:20:00 America/Sao_Paulo

Notícia triste: O número de adoção aumentou consideravelmente na pandemia. Mas, da mesma forma, o abandono de animais também cresceu. Leia mais a seguir!

Blog do Rei - Abandono de Animais na pandemia

Você também adotou um animal de estimação durante a pandemia? Para a felicidade de muitas ONGs, o número de pessoas que procuraram ter a companhia de animais em sua casa aumentou consideravelmente, principalmente nos primeiros meses. Mas, da mesma forma, o número de abandono de animais também.

Como as pessoas passaram a ficar mais tempo em suas casas, para contenção da proliferação do novo coronavírus, ter um animal de estimação por perto foi uma ideia que muitos passaram a considerar para amenizar a solidão. O isolamento social foi um grande alívio para muitas casas que cuidam de animais abandonados e centros de controle de zoonoses que estavam abarrotados.

 Mas, infelizmente, com o passar de um ano de pandemia, talvez por conta da crise econômica e social gigante que nosso país está passando, tivemos também muitos casos de abandono de animais. Sendo assim, vamos discutir um pouco mais sobre esse assunto nas próximas linhas. Acompanhe com a gente:

Abandono de animais na pandemia: por que isso aconteceu?

Estamos em um dos piores momentos de nossa história. O Brasil atualmente passa por uma grande crise sanitária, social e econômica que veio com a pandemia e outros fatores agravantes.

Para conter a crise, tivemos o auxílio emergencial do governo, mas que não durou muito tempo. Além disso, muitas pessoas ficaram desempregadas e tiveram que conter seus gastos. E, infelizmente, entraram nessa conta os animais de estimação. Assim, muitos foram devolvidos para as casas de adoção e até mesmo abandonados.

O abandono de animais também aconteceu por conta de muita desinformação das pessoas. Isso porque há quem teve medo de que vírus também fosse transmitido para os animais e assim eles transmitiriam para seus tutores.

Hoje, temos confirmado que nem cachorros nem gatos podem transmitir o coronavírus. Mas, mesmo assim, tivemos recorde de abandonos nestes últimos meses.

Sabendo que esse problema sempre existiu em nosso país. Por isso, viemos reforçar aqui com você o que você precisa levar em conta antes de adotar um animal, ok? Confira a seguir:

Requisitos para uma adoção consciente

  • 01 - Organização financeira é essencial para adotar um animal. Isso porque você deve lembrar que existirão gastos contínuos, como ração e areia (no caso de gatos) e alguns eventuais, como as idas ao veterinário, vacinação, antipulgas e outros medicamentos;

  • 02 - Lembre-se que o animal pode viver até 20 anos. Por isso, planeje-se para oferecer uma vida adequada e confortável para o seu amigo;

  • 03 - Analise o seu tempo disponível para cuidar do seu bicho de estimação. É como ter um filho, que depende do seu apoio e da sua companhia;

  • 04 - Antes de viajar ou sair para outros compromissos, não esqueça que seu animal de estimação precisa de cuidados quando você não estiver em casa. Existem pessoas e lugares que oferecem esse serviço, como pet sitters e hotéis de animais, caso não consiga alguém conhecido.

  • 05 - Dê muito amor ao seu novo pet. Pode ser que o pet adotado já venha com um histórico familiar, como por exemplo de maus tratos, por isso é de extrema importância sempre dar carinho e estar presente na vida do animal, para o fazer sentir segurança e paz com a nova família.   

Conheça a Rei dos Animais!

Aqui no Rei dos Animais somos felizes por fazer a diferença na vida do seu pet!  Nosso desejo é conseguir sempre encantar a você e seu filho pet com todo o carinho e atenção que vocês merecem. 

Para mais informações e compras online, entre em contato pelo nosso WhatsApp clicando aqui!

Ajude a doar até 3 toneladas de ração com a Campanha Siga Ajudando.

E lembrando: sem colocar a mão no bolso! Siga o perfil do Rei no Instagram: @reidosanimaisoficial Cada 10 mil novos seguidores no perfil do Rei dos Animais, será doado 1 tonelada de ração a ONG Instituto Fica Comigo. Participe da causa e siga ajudando!

Campanha Siga Ajudando