Vacina da Raiva: conheça a importância de aplicar em seu pet

quarta-feira, 11 de agosto de 2021 09:55:40 America/Sao_Paulo

Já fez a vacina da raiva no seu pet? Perguntamos isso porque você já viu como eles ficam com aquela agressividade excessiva, baba e falta de coordenação que a doença desenvolve? Infelizmente, nós conhecemos muitos casos de animais que contraem a raiva e que não resistem depois de alguns dias

Como estamos no mês da campanha, preparamos esse artigo para você ficar bem conscientizado acerca dos perigos que a raiva proporciona. Confira um pouco mais sobre a doença e a importância da vacina da raiva nas próximas linhas:

Campanha contra a raiva

Também chamada de vacina antirrábica, a vacina da raiva é obrigatória. Para você ter uma ideia da gravidade da doença, todos os anos, estados e municípios realizam a campanha da vacinação no mês de agosto

Tudo para conscientizar a população acerca da única maneira de prevenir o seu pet da enfermidade. Afinal, mesmo que a raiva seja bastante controlada, é uma doença bem preocupante.

O que é e como a vacina da raiva é transmitida?

O vírus da raiva ataca rapidamente direto no sistema nervoso central, causando uma inflamação no cérebro chamada encefalite. Infelizmente, a doença é considerada fatal, tendo em vista o percentual de óbitos que chegam a quase 100% dos casos

É extremamente importante ficar atento ao cuidado e à sua prevenção. A raiva é uma infecção viral aguda que pode afetar tanto animais quanto humanos. Estes, por sua vez, são contaminados por mordidas de animais infectados.

O contato com a pele não é contagioso, mas, é preciso ter cuidado com mordidas, machucados ou lambidas de animais mamíferos infectados, principalmente cães ou morcegos. A transmissão de humano para humano ocorre pela doação de órgãos de alguém infectado, mas é algo pouco registrado e bem raro de acontecer.

Em casos de contaminação em humanos, aqui em Curitiba, é possível entrar em contato com a prefeitura por meio desse link para receber atendimento especial. Para outras localidades, procure urgentemente atendimento em sua cidade.

Por que vacinar seu pet?

Esta zoonose é muito fácil de ser contraída, principalmente quando falamos de animais silvestres. Por isso, cuide bem do seu pet quando for passear com ele por regiões fora dos centros urbanos, pois ele fica mais vulnerável e exposto à doença, caso não seja vacinado.

Para cães e gatos, é obrigatória a vacinação antirrábica e deve ser administrada todos os anos. Quando seu cachorro completar 6 meses de idade, já é hora de oferecer ao seu bichinho a primeira dose.

Contudo, a vacina é feita com intervalo de uma semana depois da primeira dose da óctupla. Os reforços da vacina da raiva, por sua vez, acontecem a cada ano. Para gatos, a vacina antirrábica é dada uma semana depois da terceira dose da vacina quíntupla. Da mesma forma, o reforço acontece anualmente.

Além disso, outros mamíferos também podem contrair raiva e transmiti-la para humanos. Bois e vacas, por exemplo, também possuem números significativos de contágio por mordidas de cães ou morcegos.

De acordo com a Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde, "a raiva apresenta três ciclos de transmissão: - urbano: representado principalmente por cães e gatos; - rural: representado por animais de produção, como: bovinos, eqüinos, suínos, caprinos; - silvestre: representado por raposas, guaxinins, primatas e, principalmente, morcegos."

Reações adversas

Normalmente, não há nenhuma reação adversa depois da vacina da raiva. No entanto e principalmente naqueles de porte pequeno, pode ser que aconteçam algumas reações adversas comuns, como corpo dolorido, inchaço na região de aplicação e elevação da temperatura corporal

Não precisa se preocupar, caso seu bichinho apresente esses efeitos colaterais. Mas, se além do corpo dolorido, seu animalzinho apresentar ainda algumas outras reações como: coceira, inchaço no rosto e pescoço, agitação, excesso de saliva, vômitos e tremedeira, leve-o urgentemente ao seu médico veterinário!

Em humanos os efeitos são raros, porém dores no local de aplicação, nos músculos e articulações, febre, mal-estar, inchaço nos gânglios linfáticos, vermelhidão, coceira, hematoma, cansaço, sintomas gripais, dor de cabeça, tonturas, sonolência, calafrios, dor abdominal e enjoos podem acontecer.

Também podem acontecer reações alérgicas graves, inflamação aguda do cérebro, convulsões, perda auditiva repentina, diarreia, urticária, falta de ar e vômitos, com menos frequência, de acordo com o portal Tua Saúde. Além disso, pessoas com predisposição alérgica aos seus componentes, que estejam apresentando febre ou outras doenças e grávidas não devem tomar a vacina.

Vacine!

Por esses motivos acima, as constantes campanhas de vacinação da raiva são muito importantes para controlar a doença. Agosto é o mês da campanha da vacinação antirrábica e, por isso, viemos lembrar que é imprescindível que você vacine o seu pet, ok?

Dessa maneira, seu animal estará protegido contra essa doença eminentemente letal. Inclusive, só de pensar que a doença pode ser transmitida para humanos, é uma grande segurança tanto para os animais quanto para seus tutores vacinarem seus pets!

Lembre-se sempre de consultar um médico veterinário para te passar as melhores recomendações de cuidado com seu companheiro animal. Aqui no Rei dos Animais temos parceria com a veterinária LUANA RUTHES CRMV-PR 15.176 

E você? Gostou deste artigo? Que tal ler também este outro sobre a importância de dar vermífugos ao seu pet?

Conheça o Rei dos Animais!

Aqui no Rei dos Animais somos felizes por fazer a diferença na vida do seu pet!  Nosso desejo é conseguir sempre encantar a você e seu animalzinho com todo o carinho e atenção que vocês merecem.