Você Conhece a Doença do Verme do Coração?

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020 13:45:21 America/Sao_Paulo

Você Conhece a Doença do Verme do Coração?

A Dirofilariose ou a Doença do Verme do Coração, como é popularmente conhecida, é uma doença causada por um parasita chamado Dirofilaria immitis e é transmitida por picada de mosquitos. Entre os mosquitos transmissores está o Aedes Aegypti, conhecido por transmitir doenças para os seres humanos. Consequentemente, o pet não precisa ter contato com outros animais para contrair. Basta uma picada do mosquito transmissor contaminado e estará infectado com a doença e dará início ao ciclo (entenda o passo a passo do ciclo logo abaixo). Nesse curto tempo da picada, as larvas entrarão no organismo do animal, migrando preferencialmente para os vasos sanguíneos do pulmão, aonde os vermes se alojam até atingir a fase adulta. À medida que as cargas parasitárias aumentam, alguns podem migrar para o coração. Importante lembrar que a incidência da doença aumenta bastante em períodos de calor.

Um dos grandes problemas da doença é que no estágio inicial, o animal não apresenta sintomas, o que acaba dificultando na hora do diagnóstico. Após alguns meses o animal pode apresentar sintomas como:

  • Tosse crônica;
  • Intolerância ao exercício;
  • Fraqueza;
  • Respiração acelerada;
  • Respiração rápida e curta;
  • Perda de peso.

Na fase final, pode causar insuficiência cardíaca e, consequentemente, levar o animal à morte.

Ciclo da Dirofilariose

  1. O mosquito pica um hospedeiro infectado, ingerindo microfilárias (larvas no estágio inicial = L1);
  2. Com o mosquito servindo de hospedeiro intermediário (em torno de 2 semanas), as larvas se desenvolvem (L2 e L3) e migram para o aparelho picador do mosquito, onde passam a ser liberadas durante as picadas;
  3. Entrando na corrente sanguínea do animal saudável, as larvas migram para o tecido subcutâneo aonde chegam à idade de jovens adultas (L4) (3 a 4 dias);
  4. Em torno de três meses, as larvas (L5) chegam ao coração e artérias pulmonares do animal. Ali atingem a maturidade sexual e passam a liberar novas larvas, dando início a um novo ciclo!

Ciclo Verme do Coração

Diagnóstico e Tratamento

Da mesma maneira que ocorre em outras doenças, o quanto antes for diagnosticado a doençal melhor, já que poderá se obter a cura sem sequelas! No caso da Dirofilariose, existem alguns exames que podem identificar a presença do parasita – como o eletrocardiograma e análises de amostras sanguíneas no microscópio (Teste Elisa e Método de Knott).

Geralmente o tratamento é feito através de adulticidas – responsáveis por eliminar os parasitas adultos (que devem ser utilizados apenas em animais com condições físicas adequadas, já que existe o risco de embolia causado pelos vermes mortos) e microfilaricidas – responsáveis pelas microfilárias. Existe ainda, a possibilidade de cirurgia quando ocorre bloqueio da veia Cava, já que existe urgência em restabelecer o fluxo sanguíneo.  

Prevenção

Como dizem por aí, o melhor remédio ainda é a prevenção! Como a cura para a Doença do Verme do Coração é bastante complexa, o ideal é controlar os hospedeiros intermediários, ou seja, prevenir que o cão seja picado. Você consegue fazer isso através de produtos específicos, que possuem ação repelente contra insetos, como por exemplo, as Coleiras Leevre, Scalibor e Seresto e ainda, antipulgas de pipetas como Advantage Max 3 e Vectra 3D. Outra opção para prevenção são os Vermífugos Endogard, Top Dog, Canex Premium e Milbemax, que devem ser utilizados mensalmente. Confira as promoções desses produtos em nosso site e aproveite para deixar seu animal protegido o restante do Verão!