Sexta-feira 13- Xô preconceito!

sexta-feira, 13 de maio de 2022 15:00:00 America/Sao_Paulo

Sexta-Feira 13 blog/reidosanianimais

Historicamente, a sexta-feira 13 é compreendida por muitos, como um dia de má sorte ou algum infortúnio. O encontro da sexta-feira com o número treze, tradicionalmente, é carregado de superstições e lendas que colaboram com a falta de informações e agravam os maus-tratos aos animais nesse período. 

As Entidades de Proteção Animal promovem campanhas em datas assim, para conscientizar a população sobre a preservação da vida animal. Tradicionalmente, os animais de estimação na cor preta sofrem com o preconceito e a falta de informação da população durante a sexta-feira 13. 

Para inibir a crueldade contra gatos, cachorros, galinhas e outros bichos de cor preta, há alguns anos, protetores e entidades de defesa animal usam as redes sociais e a internet para conscientizar a população sobre o mau-trato animal nesse período e, também, alertam sobre o preconceito que esses animais sofrem nas feiras de adoção, por exemplo. 

Entidades de proteção animal e Organizações não governamentais (ONG 's) relatam que os animais de cor preta demoram mais tempo para ser adotados em comparação aos animais de outras cores.  A Sociedade Americana de Prevenção da Crueldade aos Animais (The American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA) realizou uma pesquisa para entender o motivo dessa rejeição a esse grupo de animais.  A pesquisa apontou que a cor preta está associada a dois fatores negativos e influentes na decisão dos tutores ao adotar um animal de estimação.  

 O primeiro fator decisivo está associado à “Síndrome do Grande Cachorro Preto” e parte da ideia de que esses animais são mais agressivos ou ameaçadores. Segundo a pesquisa feita pela ASPCA, a aparência costuma ser o fator mais importante para os tutores na hora da adoção, sendo que o cachorro preto (vira-lata ou não) está na lista dos menos desejados. Já os gatos pretos são associados a superstições religiosas e crenças populares sobre o animal. Acreditava-se, que os gatos pretos eram bruxas disfarçadas para fugir da perseguição religiosa chamada de Inquisição. As crenças permaneceram e, atualmente, os felinos são os que mais sofrem durante a data.

Por isso, o Rei dos Animais alerta sobre os cuidados com os animais na sexta-feira 13 e sobre o preconceito na hora de adotar. Em casos de crueldade animal, você pode denunciar por meio da Central de Denúncias 181 ou pelo site  www.181.pr.gov.br.  A indicação das autoridades a respeito da denúncia é que, se possível, deve ser dito à polícia todas as informações sobre quem está maltratando, onde o mau-trato aconteceu e  quais as condições físicas do animal. Assim, um plano de ação é realizado de acordo com a situação. Faça a sua parte e seja um parceiro protetor animal. 

 

Conheça o Rei dos Animais!

Aqui, no Rei dos Animais, somos felizes por fazer a diferença na vida do seu pet!  Nosso desejo é sempre encantar você e seu animalzinho com todo o carinho e atenção que vocês merecem.