Saúde e cuidado Animal: Sobre o Dezembro Verde e a Importância do Médico Veterinário

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021 14:36:29 America/Sao_Paulo

A importância do médico veterinário

Para quem ama cuidar de animais, a profissão é uma das mais requisitadas do mercado. Um médico veterinário, como bem sabemos, atua no cuidado e no salvamento de animais.

A prevenção de doenças de animais domésticos e silvestres, assim como o seu tratamento, são as maiores funções de um médico veterinário. Ou seja, o trabalho veterinário mais comum se dá nas consultas de rotina dos bichos de estimação nas clínicas e consultórios. 

É a medicina veterinária que garante as melhores informações a respeito da saúde do seu animal de estimação em todos os setores da vida animal. Contudo, os veterinários também atuam na produção e controle de insumos, alimentos e produtos para animais, frigoríficos, assim como também nas pesquisas científicas do setor.

A importância do médico veterinário também se dá por conta do seu papel imprescindível para a manutenção da saúde pública. Isso porque estes profissionais também atuam na vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental. Isto é, é também seu papel profissional investigar infecções ou se algum novo vírus (como o coronavírus) pode ser contagioso em animais, pesquisar e produzir novos medicamentos, vermífugos e vacinas veterinárias.

 

Dezembro Verde

Já o Dezembro Verde é uma campanha para conscientização da população brasileira acerca dos graves problemas que o abandono animal, seja ele de cães ou de gatos, causam tanto para a vida dos bichanos quanto para a saúde pública. Segunda as leis vigentes, esta atitude cruel é ainda considerada crime, com punição de prisão, multa ou recolhimento do animal.

Leia também este nosso artigo sobre o abandono de animais na pandemia, clicando aqui!

De acordo com o deputado Fred Costa (Patriota-MG), autor deste projeto de lei que assegura a data, "O abandono de animais é uma grave e covarde violação dos direitos dos animais. Muitos ainda são filhotes quando são abandonados, e a vida desses animais é, em média, de 2 anos. É de estarrecer os motivos alegados para o abandono de animais. São banais e sem sentido. Não há nada mais vil, abjeto, hediondo e infame do que o abandono de animais domésticos, nativos ou exóticos – não há desculpas”.

No caso de reconhecimento de maus-tratos ou abandono de animais, é possível fazer uma denúncia por meio de um Boletim de Ocorrência, indo à delegacia mais próxima ou ainda na Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. 

Reconhecer a importância do trabalho médico veterinário e, ainda, ter a consciência do abandono de animais, ressaltado com o Dezembro Verde é ser um tutor responsável pela vida de seu aumigo ou amigato. Afinal, todos os dois assuntos são cruciais para a manutenção da saúde dos animais que consequentemente também interfere na saúde humana.

 

Conheça o Rei dos Animais!

Aqui no Rei dos Animais somos felizes por fazer a diferença na vida do seu pet!  Nosso desejo é conseguir sempre encantar a você e seu animalzinho com todo o carinho e atenção que vocês merecem.