Como escolher a ração para o seu cachorro?

Como escolher a ração para o seu cachorro?

Sua família acabou de ganhar um novo integrante de quatro patas! Passada a animação inicial, começam a surgir algumas dúvidas: como educá-lo? Como mantê-lo saudável? Como contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento? Uma coisa você pode ter certeza: a escolha da ração vai agir de forma direta na saúde e vida do seu cãozinho.

Em média, até os 12 meses de vida o cão é considerado filhote e deve alimentar-se de ração específica para esta fase. A média varia de acordo com o porte do animal. Normalmente, cães de raças menores amadurecem antes dos cães de porte maior, por isso é importante o acompanhamento com um médico veterinário. Porém, isso não muda a importância de manter uma alimentação específica para o período em que ainda são filhotes, pois as rações para os pequenos são altamente calóricas e contém suplementos nutritivos necessários para o seu desenvolvimento físico. Contudo, a alimentação a base de ração de filhotes não deve seguir na idade adulta, sabendo é mais calórica e concentrada, pode trazer problemas ao animal, como a obesidade.

A troca da ração deve acontecer de forma gradual, ou seja, não se deve substituir uma ração pela outra de uma vez só. Nos primeiros dias, vá misturando as duas rações e aumentando a quantidade da nova ração aos poucos, para que o cão vá se acostumando com o novo alimento. Esta regra deve ser respeitada para qualquer troca de ração, em qualquer idade.

Durante a fase adulta, em média até os 8 anos de idade, o cão deve ser alimentado com ração específica para este período de vida, respeitando o seu porte e também a quantidade diária indicada. Esta quantidade por dia vai depender do tipo de ração usada (normal, premium ou superpremium), mas é importante não exceder a porção recomendada por dia, mesmo que o cão aparente estar com fome, pois isso pode trazer problemas digestivos e até a obesidade. Caso na fase adulta seu cão tenha necessidades específicas, por exemplo, excesso de peso, problemas renais ou diabetes, há no mercado inúmeras rações para tratar estes problemas e ajudar a manter o seu animal de estimação saudável. Você também vai poder escolher a melhor ração para o seu cachorro de acordo com o ambiente onde vive. Exemplo: para cães que diminuem a quantidade vivem em apartamentos, há rações que e até o odor das fezes.

E o sonho de qualquer dono é que o seu melhor amigo chegue a ‘melhor idade’ de forma saudável. E, como os humanos, os cachorros também precisam de atenção especial na velhice, pois podem desenvolver doenças que exijam atenção especial. E, sem dúvida, a alimentação é um ponto crucial neste cuidado. Para isso, as indústrias disponibilizam as rações “sênior”, especiais para a terceira idade, mais macias que o normal para facilitar a mastigação (pois os peludos vão perdendo os dentes quando ficam velhos), e com complexos nutritivos que auxiliam as articulações.

Na loja online do Rei dos Animais você encontra diferentes tipos de ração, indicadas para as fases de vida do cão, portes e necessidades específicas. Certamente aqui você vai encontrar a que melhor atende o estilo de vida e idade do seu amigo peludo!