Persa

Persa

O gato da raça Persa é dócil, tranquilo e bastante sociável. Dono de um corpo robusto, com patas curtas, e face achatada, o gato adulto mede cerca de 40cm de comprimento e 25cm de altura. Originária da antiga Pérsia, no Oriente Médio, a raça é conhecida por sua pelagem longa e sedosa, com uma grande variedade de cores e tons.

É a raça ideal para mim?

O Persa é leal, gentil e pacífico. Dorme bastante e emite poucos miados, baixos e discretos, mas tem grande necessidade de afagos. Carinhoso, observador, e pouco inclinado às caças, o gato Persa se adapta muito bem a apartamentos e é uma excelente companhia para pessoas com perfil mais tranquilo, ou mesmo idosos. Além de relacionar-se bem com cães e outros felinos.

Cuidados

A face achatada pode acarretar problemas oculares. Os olhos necessitam de uma limpeza regular, já que a raça lacrimeja bastante. Os gatos Persa também tendem a engordar com facilidade, por isso deve-se buscar um regime alimentar equilibrado e muito variado. Em relação à higiene, o felino deve ser escovado todos os dias para evitar a formação de nós em sua pelagem. A escovação também previne a ingestão de pelos em demasia, que acabam formando bolas no estômago e podem provocar problemas intestinais e respiratórios.