Novembro Azul: Você Sabia Que os Cães Também Podem Desenvolver Câncer de Próstata?!

sábado, 9 de novembro de 2019 08:19:33 America/Sao_Paulo

Novembro Azul Blog

Como todos sabem, Novembro Azul é responsável por algo muito importante: a conscientização em relação ao câncer de próstata.

O que muita gente não sabe, é que os cães e gatos também podem desenvolver a doença, atingindo principalmente os animais mais idosos. Apesar de a incidência ser relativamente pequena (em torno de 4% em cães). No caso dos gatos, as chances são menores, mas ainda assim o tumor apresenta alto grau de malignidade, ou seja, pode causar metástase – o que acaba prejudicando outros órgãos e – na maioria das vezes – pode levar à morte. Além de ser uma doença fatal, ela é de difícil identificação, pois ocorre de maneira silenciosa, o que acaba prejudicando no diagnóstico e tratamento precoce.

Por isso, segundo a Professora Dra. Mirela Tinucci, conselheira suplente do CRM-SP, é muito importante ficar atento aos sintomas:

- Dificuldade e desconforto para urinar – desconfia-se que isso esteja acontecendo caso o animal fique na posição de micção, porém não urina;

- Presença de sangue vivo na urina.

Além disso, o animal pode apresentar sintomas como presença de pus na urina, dificuldade para defecar, perde de peso e apatia.

Como prevenir?

Em primeiro lugar é muito importante que o animal seja acompanhado por um Médico Veterinário. Em seguida, bem como no caso das cadelas e do câncer de mama, existem estudos que afirmam uma relação entre a castração e prevenção do câncer de próstata, apesar de não ser tão direta como no câncer mamário. Mesmo assim, a melhor indicação para reduzir as chances de desenvolvimento da doença é a castração antes dos 12 meses de vida. Segundo o Médico Veterinário Rodrigo Mainardi, a castração pode diminuir a probabilidade de desenvolvimento da doença em até 90%. Entretanto a Médica Veterinária - especializada em Oncologia - Dra. Daniela Mungioli explica que o câncer é muito influenciado pelo fator genético. Isso significa que se o animal tiver uma predisposição, não conseguimos evitar a doença. Outra forma de prevenção inicial é o toque retal, como feito no ser humano. O exame pode ser feito em animais a partir dos seis ou sete anos de idade, dispensa anestesia e é indolor, mas permite que o Médico Veterinário perceba, no consultório, algum aumento na glândula.
Após a desconfiança da presença da doença é feito um ultrassom de abdômen e radiografia da região lombar - lugar onde se localiza a glândula. Dessa maneira conseguimos os diagnósticos e podemos notar se já existe algum grau de metástase. Para descobrir o grau de malignidade podem ser feitos também a citologia ou a biópsia de próstata, porém são mais invasivos para o animal já que necessitam de anestesia.

Tratamento

Após a confirmação da doença e de sua malignidade, temos a opção de remoção cirúrgica: trata-se da retirada total ou parcial – depende do caso do animal – da glândula prostática. Além da cirurgia, temos a opção também de Radioterapia e Quimioterapia apesar de esse último não ser muito estudado para os cães. O que se consegue com o tratamento é prolongar a vida do animal de uma maneira normal, dando prioridade à qualidade de vida e evitando sofrimentos. Isso porque em casos de metástases, os tratamentos não apresentam alto nível de sucesso.

Por isso é muito importante o acompanhamento e visitas frequentes ao Médico Veterinário para a prevenção e descoberta precoce da doença!