Novembro Azul para Pets Machos

terça-feira, 16 de novembro de 2021 16:20:00 America/Sao_Paulo

Você sabia que seu gato ou seu cachorro macho também pode desenvolver câncer de próstata? Neste Novembro Azul para Pets, confira a seguir um pouco mais sobre o assunto!

Blog do Rei - Novembro Azul Pet

Você já conhece a campanha Novembro Azul, não é mesmo? O mês de novembro é marcado pela conscientização contra o câncer de próstata, que também pode acontecer em pets. Por isso, fique ligado nesse texto se você é tutor de algum gato ou cachorro macho.

Vamos levantar juntos a bandeira da prevenção e proteger os nossos amigos animais? 

Saúde do gato e do cachorro macho

Por incrível que pareça, o número de animais de estimação que vem apresentando a doença cresce gradualmente à medida que os anos passam. E, por isso, é muito importante debater esse assunto entre os tutores de animais machos.

Quando adotamos um animal, nos tornamos responsáveis pela vida daquele ser. Sendo assim, proporcionar conforto e bem-estar para eles, um ambiente agradável, alimentação saudável e todos os cuidados veterinários para a manutenção da sua saúde é algo extremamente necessário de se levar em conta.

Inclusive, isso é algo que você deve pensar muito bem antes de adotar o seu amigo. Afinal, as visitas ao veterinário devem ser periódicas e, em casos de doenças como esta, elas são muito mais frequentes e demandar ainda mais gastos.

Prevenção e tratamento

Agora, falando em cuidar bem da saúde do seu melhor amigo, sabe qual é a melhor forma de prevenção do câncer de próstata em animais de estimação? É muito simples!

A castração é comprovadamente o melhor método de prevenção para garantir a saúde do gato e do cachorro. Para você perceber, o procedimento diminui em até 90% chances de que o pet desenvolva posteriormente câncer de próstata. Sendo que, o número de animais que podem desenvolver patologias relacionadas à próstata quando completam a fase adulta é de 80%.

Além de evitar doenças, a castração ainda influência no comportamento do macho em relação a domínio, ou seja, o hábito de urinar em ambientes indesejados é menos frequentes para a marcação de território. Isso acontece, pois com a castração, o nível dos hormônios relacionados à reprodução abaixa consideravelmente.

A castração sempre será a melhor forma de prevenção. Mas se o pet for diagnosticado com câncer de próstata ele deverá ter acompanhamento com médico veterinário oncologista que irá recomendar possível castração, uso de medicamentos quimioterápicos ou remoção da próstata.

Sintomas: como saber?

Os pais de pets sempre têm que estar atentos às mudanças comportamentais dos filhos de quadro patas (por mais simples que isso pareça), reconhecer os sintomas no início da doença pode ser crucial para a saúde e bem estar desses pets machos. Por isso, fique de olho em seu animal, principalmente se ele não for cadastrado, ao apresentar:

- Dificuldade de defecar e urinar;

- Incontinência urinária;

- Presença de sangue na urina;

- Gotejamento de sangue pelo pênis

- Constipação;

- Perda de peso;

- Falta de apetite.

- Tumores no testículo.

- Presença de sangue na urina.

Não fuja do Diagnóstico

O diagnóstico precoce pode ajudar significativamente no tratamento eficaz da doença. Por isso, não fuja de exames com o seu veterinário. Para o câncer de próstata é necessário realizar exames de imagem e de sague que revelarão se há ou não modificação na região próstata.

Vamos garantir a longevidade do seu melhor amigo, ok?

Aqui no Rei dos Animais temos nosso consultório veterinário, traga seu pet para fazer um check up. Entre em contato pelo WhatsApp: (41) 99799-0970.  

Que tal ler também esse nosso artigo sobre Outubro Rosa: Mês de Prevenção do Câncer de Mama em Animais? É só clicar aqui!

 Aqui no Rei dos Animais somos felizes por fazer a diferença na vida do seu pet!  Nosso desejo é conseguir sempre encantar a você e seu filho pet com todo o carinho e atenção que vocês merecem. 

Para mais informações e compras online, entre em contato pelo nosso WhatsApp clicando aqui!