Maio amarelo: mês da prevenção de acidentes de trânsito.

sexta-feira, 6 de maio de 2022 09:00:00 America/Sao_Paulo

Maio Amarelo - Pet Shop Rei dos Animais

O maio amarelo é uma iniciativa idealizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data é conhecida, internacionalmente, como “UN Road Safety Collaboration''. A Assembleia-geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, um documento que indicava ações para a segurança no trânsito.  A resolução previu, com base em dados reais mundo afora, que até 2020, cerca de 1,9 milhões de mortes decorrentes de acidentes de trânsito, caso nada fosse feito. A cor amarela é, tradicionalmente, utilizada como a cor da atenção no trânsito. Já o laço representa inúmeros movimentos sociais globalmente. 

 

Em 2021, a ONU iniciou, novamente, a “Decade of actions for road safety” e, segundo a entidade, o Plano Global foi desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas Comissões Regionais das Nações Unidas, em cooperação com parceiros na Colaboração das Nações pela Segurança no Trânsito e outras partes interessadas, como um documento de referência para dar apoio à implementação da Década de Ação 2021 - 2030 e seus objetivos.

 

Durante toda a campanha no mês de maio, é importante alertar a população sobre a segurança animal nas estradas. Durante todos os dias, animais silvestres e domésticos são atropelados por motoristas imprudentes no  trânsito. De acordo com o Centro Brasileiro de Estudos em ecologia de Estradas (CBEE), registrou 1.221 acidentes com animais nas estradas paranaenses e todos os animais morreram. Os dados são do aplicativo Urubu Mobile.  

 

Os acidentes mais comuns são em vias urbanas, principalmente próximas a áreas residenciais muito populosas. Geralmente, os tutores não utilizam os acessórios de passeio, ao sair com o animal de estimação e, consequentemente, estão sujeitos a atropelamentos.  A legislação brasileira considera mau-trato animal o abandono do animal ferido, caso tenha sido atropelado. Por isso, ao sair para passear, utilize os acessórios de passeio no seu pet.  

 

Pensando na segurança e bem-estar e à promoção da vida humana e animal, o Rei dos animais indica que utilizem os seguintes acessórios:

  • Caixas de transporte animal;

  • Cinto de segurança para passageiros;

  • Coleira ou guia.

 

Desde 2019, a Cidade de Curitiba conta com uma equipe de médicos veterinários à disposição da sociedade para cuidar de animais feridos em acidentes de trânsito. A equipe de médicos veterinários possui uma ambulância adaptada ao público-alvo e foi batizada de "Unidade de Resgate Animal". O atendimento é feito no Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), que fica na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).


Ao presenciar ou se deparar com algum animal vítima de acidente de trânsito, você pode pedir por ajuda na  Central de Atendimento, 156. ou internet  



Conheça o Rei dos Animais!

Aqui, no Rei dos Animais, somos felizes por fazer a diferença na vida do seu pet!  Nosso desejo é sempre encantar você e seu animalzinho com todo o carinho e atenção que vocês merecem.