Dezembro Verde: contra o abandono de animais

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022 12:18:07 America/Sao_Paulo

Com as férias chegando, muitas pessoas aproveitam o período para viajar. Neste momento, surge um problema e uma grande preocupação. Onde deixar o animalzinho de estimação?


Algumas pessoas desprovidas de consciência e sem sentimentos acabam abandonando os inocentes nas ruas. O ato de abandonar animais é uma prática cada vez mais frequente nesta época do ano, e não somente por causa das férias.


No mês de dezembro, com a chegada do período natalino, quando acontece a tradicional troca de presentes, é comum que pessoas desavisadas acabem dando animais de presente a um membro de sua família, num gesto impensado que quase sempre resulta em abandono, pois o 'presente' nem sempre é bem-vindo ou viável para aquela residência ou família.


Para alertar contra tais costumes cruéis, ativistas e protetores de animais lançaram a campanha Dezembro Verde, em 2015 no Ceará. A campanha busca a conscientização da sociedade acerca da 'Guarda Responsável de Animais' como forma de coibir o abandono.


Nós da equipe Rei dos Animais, nos preocupamos com tudo que envolve os pets e apoiamos as leis que protegem e tem como incentivo a adoção responsável de pets. Algumas destas leis foram sancionadas recentemente, como exemplo, a Lei 16.038/2022 contra maus-tratos que foi estabelecida no mês sete deste ano pelo Prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Essa lei estabelece penas mais rigorosas em relação ao abandono e maus tratos de animais no município de Curitiba.


Soluções para viagens e festas de fim de ano, como comentado no inicio do texto, seriam as hospedagens dos pets em hotéis ou a contratação de pets sisters.
Abandono de animais é CRIME. Denuncie! Ligue 181