Cuidados com os pets e os fogos de artifício

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024 15:05:22 America/Sao_Paulo

PREPARAÇÃO

Se possível, é importante ir acostumando o pet desde filhote ao som dos fogos, mas caso já seja adulto, ele também pode ir se familiarizando com os barulhos altos durante o ano, através de sons ou músicas.

Outras medidas fundamentais para o momento específico dos fogos são:

- Identificar a coleira: colocando informações que o ajudem
a ser encontrado caso fuja ou se distancie de casa.
- Fechar cortinas, portas e janelas: prevenindo que o pet saia do ambiente e que a iluminação dos fogos também atrapalhe a visão já que seus olhos captam mais a luz.
- Criar um ambiente conhecido: posicionando por perto a cama e os brinquedos favoritos para que se sinta mais familiarizado, calmo e seguro.
- Construir esconderijos para os gatos: para os felinos, é muito importante garantir esses locais para que estejam mais protegidos.

DURANTE

- Manter a calma: no momento dos fogos, é necessário que o tutor esteja presente, mas transpareça calma e segurança para que o pet não associe a situação a uma condição de perigo.
- Colocar sons diferentes: algumas medidas como ligar a TV ou um aparelho de música ajudam a abafar o barulho dos fogos.
- Distrair com petiscos ou brinquedos: isso também pode ajudar o pet a se entreter e tirar a atenção dos fogos de artifício.
- Deixar o pet livre dentro do ambiente: prender o pet com guias não é adequado porque pode acabar se machucando com toda a movimentação.

*Lembrando que para casos mais graves, é importante consultar o veterinário para uma possível suplementação calmante.