10 Antipulgas para Gatos e Cachorros

quinta-feira, 11 de julho de 2019 13:57:24 America/Sao_Paulo

Quando seu pet começar a se coçar sem parar você já pode ficar preparado: isso pode ser sinal que ele está com pulgas ou carrapatos!

Porque tratar e prevenir?

Esses parasitas não apenas causam alergia, anemia, verminose e coceira ao seu animal, como também podem trazer várias doenças. As mais comuns no Brasil são erliquiose, febre maculosa e a babesiose. E pior, ela não pode apenas afetar seu animal como você também!

As pulgas e carrapatos, por incrível que pareça, apenas 5% delas ficam no pet. Os outros 95% ficam no ambiente em que ele está. Esses parasitas se espalham e ficam escondidos em todos os cantos da casa. Então é importante cuidar do seu pet e do ambiente onde ele está para que não se torne uma infestação.

Ciclo de Vida dos Parasitas

Carrapato

Os carrapatos são parasitas externos que sobem no animal para se alimentar do sangue e através da picada transmitem doenças, como erliquiose, febre maculosa e a babesiose.

Pulgas

Além de causarem coceira e alergia, podem transmitir um verme chamado Dipylidium caninum aos cães e gatos, que em altas infestações podem causar perda de peso, dor abdominal, falta de apetite e diarreia.

 

Combate

 A melhor forma de combater a pulga e carrapato é evitando o contato deles com seu animal. Para isso, o ideal é começar com a prevenção desde filhote, pois assim evitará que o pet seja infectado e possa espalhar pela casa e para outros animais.

Além de manter o animal protegido, também deve-se tomar um cuidado a mais com a limpeza do ambiente, higienizando bem os cantos e lugares altos.

Durante a aplicação do medicamento é preciso ter alguns cuidados, tais como:

- Não repartir o medicamento – ele é feito com a quantidade certa para o tamanho do seu pet, e diminuir ou dividir a quantidade pode afetar o resultado do produto.

- Tratar todos os animais da casa – não adianta apenas aplicar o medicamento em um animal ou isolar aquele que tenha sido contaminado pelos parasitas, pois rapidamente se espalharão e os outros também ficarão infectados.

- Não estender o prazo – se o medicamento tiver um prazo de 30 dias, por exemplo, não estender e aplicar a cada 45 dias ou mais. Durante esse período o animal vai estar desprotegido dos parasitas podendo contrai-las.

- A coceira não vai parar logo após a aplicação do antipulgas – o efeito do produto não é imediato, então você pode observar o pet se coçando até o antipulgas fazer efeito.

 

Tipos de Antipulgas

Existem muitos tipos de produtos para evitar que seu pet pegue algum tipo de parasita, siga abaixo a lista de opções:

 

Shampoo e Sabonete

Nem sempre eficaz já que nem sempre um banho com o produto será necessário para eliminar as pulgas que estão no animal. Além de não durarem após o banho.

O ideal é utilizar o shampoo ou sabonte e depois do banho aplicar outro produto preventivo para proteger o animal.

Exemplo de produto: Duprat, Ecovet e Matacura.

 

Talco

Uma das formas de prevenção contra pulgas e carrapatos mais antigas mas que ainda são vendidos atualmente. Esses antipulgas são bons para animais pequenos, porém sua eficácia não é total, pois o talco não fixa no corpo do animal.

Mas ele é bom para se aplicado no local e objetos que o animal usa, pois assim estará evitando uma futura infestação.

Exemplo de produto: Ibasa

 

Pipeta

Em geral, sua eficiência é boa, porém, existem alguns princípios ativos que as pulgas já criaram resistência, entretanto a cada dia as marcas têm mostrado novos produtos para eliminar os parasitas.

Alguns antipulgas protegem não apenas o pet mas também o ambiente em que estão. A durabilidade varia entre 1 a 3 meses.

Exemplo de produto: Advocate, Advantage MAX3, Bravecto Transdermal, NeopetFrontlineRevolution.

 

Spray

Esses produtos são mais eficazes para os parasitas que já estão no corpo do animal, mas não são tão eficazes para o ambiente.

O produto deve ser aplicado em todo o corpo do animal, tomando cuidado para não espirrar na região dos olhos e focinho. Os sprays também podem ser utilizados em filhotes.

Exemplo de produtos: Frontline.

 

Comprimido

O comprimido age inibindo a reprodução das pulgas e auxiliando na eliminação das mesmas.

Exemplo de produto: Comfortis, Bravecto, Nexgard, Credeli e Simparic.

 

Para Usar no Ambiente

O objetivo dos antipulgas para o ambiente é eliminar as pulgas nas primeiras fases de vida. Normalmente são sprays ou líquidos para diluir na água e passar no ambiente onde o pet está.

Exemplo de produto: Pulgoff, Mypet Aerosol e Fleegard.

 

Coleira

As coleiras são as que mais duram em relação aos outros tipos de antipulgas, algumas podem durar até 8 meses de proteção. Elas têm um princípio ativo por dentro da coleira garaninto proteção por todo o corpo. Existe opção a prova d’água.

Exemplo de produto: Seresto e Leevre.

 

10 Antipulgas para Gatos e Cachorros

1º Advantage Max3

2º Advocate

Bravecto

Comfortis

Bravecto Transdermal

Frontline

Credeli

8º Nexgard

9º Revolution

10º Simparic