Cão-Guia: a sua importância na sociedade

sexta-feira, 22 de abril de 2022 08:00:00 America/Sao_Paulo

Cão-Guia e sua importância - Pet Shop Rei dos Animais

É comemorado no dia 28 de abril, na última quarta-feira do mês, o Dia internacional do cão-guia.  A data tem como objetivo promover a conscientização sobre as pessoas com deficiências (PcD), além de homenagear o cão-guia e seus treinadores pelo importante papel que desempenham na promoção de melhorias na mobilidade de pessoas com deficiência visual.  

No Brasil, desde 2006, é regulamentada pelo Decreto Federal, a Lei Federal 11.126/2005, que garante às pessoas com deficiência visual acompanhadas do cão-guia, o acesso a espaços públicos e privados sem restrições de circulação, como o uso de focinheira para cachorros. Essa exigência não se aplica ao cão-guia, por exemplo. 

Leia a seguir mais curiosidades sobre cão-guia.

Afinal, o que é um cão-guia?

Este animal é criado e treinado para auxiliar pessoas com deficiência visual em tarefas corriqueiras do dia a dia. O adestramento do animal começa na fase inicial de vida, ou seja, filhotes. O treinamento é  dividido em etapas como a socialização e instrução. Tradicionalmente, usa-se cães da raça labrador e o golden retriever, porque são cachorros de médio e grande porte e possuem força para guiar seus donos. Mas, ainda assim, pode-se treinar borders e pastores alemães como opções.

Conheça as principais responsabilidades de um cão-guia

- Aguardar em silêncio o acompanhante parado;

- Ajudar o tutor a entrar no transporte público;

- Ajudar seu dono a atravessar a rua;

- Certificar-se que o seu dono não se encontre em risco de vida 

- Desviar de obstáculos, como buracos, pessoas, elevações no caminho;

- Fazer com que o acompanhante fique próximo do botão do elevador;

- Guiar seu dono dentro de casa e em espaços públicos;

- Ir em qualquer direção ordenada;

- Não se distrair com outros animais ou com cheiro de comida;

- Se manter sempre à esquerda e um pouco à frente do seu dono;

O animal ainda é treinado para desobedecer ordens diretas de seus donos em caso de situações que os coloquem em risco de vida.

Trabalho é coisa séria

O animal quando está acompanhado do seu dono, ele está trabalhando. Não é legal que crianças, jovens ou adultos se aproximem do cão-guia de modo agressivo, mesmo que sem intenção. O cachorro estará sempre à frente do seu dono e do lado esquerdo. Ao se aproximar de alguém com o animal, dê preferência para o lado direito, ou seja, não fique entre o dono e seu animal. Apesar das responsabilidades atribuídas ao melhor amigo do homem, ele se aposenta  entre 8 ou 10 anos de idade e pode viver com a família e curtir a aposentadoria.

Conheça o Rei dos Animais!

Aqui, no Rei dos Animais, somos felizes por fazer a diferença na vida do seu pet!  Nosso desejo é sempre encantar você e seu animalzinho com todo o carinho e atenção que vocês merecem.