Agosto verde claro

segunda-feira, 7 de agosto de 2023 12:56:16 America/Sao_Paulo

 

A Leishmaniose é transmitida por mosquitos hematófagos (que se alimentam de sangue) parasitários e é uma doença que atinge humano e os animais.

Existem dois tipos de Leishmaniose:

Cutânea: caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo e depois podem surgir feridas nas mucosas do nariz, boca e garganta. Popularmente conhecida como “ferida brava”;

Visceral: é uma doença sistêmica, pois, acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianças de até dez anos; após esta idade se torna menos frequente. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano.

E quais os tipos de mosquitos que contém o parasita da Leishmaniose?

A variação do nome do mosquito é conforme a região que você se encontra, mas é conhecido como: mosquito palha, tatuquira, birigüi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas.

Nos cães, a Leishmaniose atinge principalmente o sistema imunológico.

Portanto, em relação ao ambiente em que podemos encontrar os mosquitos transmissores da Leishmaniose encontram-se em climas e matas parecidas com a do litoral, por exemplo. Mas vale ficar sempre atento a proteção dos queridos amigos sempre.  Já conhece os sintomas?

Sintomas:

No início  nem todos os cães com Leishmaniose apresentarão algum sintoma, na verdade, estima-se que cerca de 60% dos indivíduos dos animais contaminados sejam assintomáticos. 

Até porque, a Leishmaniose pode ficar incubada por tempo variável, que vai de três meses a seis anos. Ao longo de sua progressão, a Leishmaniose visceral canina pode atingir diferentes órgãos,

por isso, no caso da Leishmaniose canina, sintomas que variam de acordo com o órgão atingido são comuns. Entre os sintomas iniciais da leishmaniose canina destacam-se:

  • Emagrecimento;
  • Lesões na pele (especialmente na face e nas orelhas);
  • Crescimento exacerbado das unhas;
  • Perda de apetite,
  • Febre.

 

A única maneira de saber com certeza se o pet foi infectado é levando-o a um veterinário.  O diagnóstico é feito por meio dos exames de sangue de sorologia, reação de imunofluorescência indireta (RIFI) e PCR.

Outras maneiras de chegar ao diagnóstico é o imprint de feridas, ou seja, examinando as feridas por meio de biopsia.

 

Proteção e Precaução

Existe tratamento para a Leishmaniose, porém é uma doença que se desenvolve silenciosamente muitas vezes, por isso levar os pets ao veterinário e realizar exames de rotina é de extrema  importância, pode salvar a vida do seu melhor amigo.

E como precaução o Rei trouxe dicas rápidas e seguras. Existem muitos produtos no mercado pet que garantem segurança e proteção dos nossos amigos, mas não entregam o prometido, nesse caso nós não temos problemas, pois trabalhamos com as melhores marcas pet do ramo e com o melhor preço. Segue a dica de produtos que protegem seu pet do mosquito da Leishmaniose:

Leevre

https://www.reidosanimais.com.br/coleira-antiparasitaria-leevre-ouro-fino-para-caes-pequena-48cm?___SID=U

Seresto

https://www.reidosanimais.com.br/coleira-seresto-pequena-12-5g-38cm?___SID=U

 Scalibor

https://www.reidosanimais.com.br/coleira-antiparasitaria-scalibor-msd-para-caes-65cm-25g?___SID=U

 

Gostou da dica?

Siga o rei nas redes sociais @reidosanimaisoficial

Acesse o site: www.reidosanimais.com.br