Agosto: Vacinação anual de cães e gatos

sexta-feira, 5 de agosto de 2022 09:40:58 America/Sao_Paulo

A raiva é uma zoonose, doença infecciosa capaz de ser naturalmente transmitida entre outros animais e seres humanos.  Transmite-se às pessoas pelo contato com a saliva infectada através de mordidas ou arranhões, mas também existe a possibilidade de se contrair a doença pelo contato da saliva do animal raivoso diretamente nos olhos, mucosas ou feridas.

As condições climáticas deste período são favoráveis à doença. Médicos-veterinários acreditam que essas condições podem, sim, influenciar no cio sincronizado das fêmeas e interferir no comportamento do macho desta espécie, porque buscam competir por atenção para acasalar. Essa disputa acarreta na transmissão direta do vírus da raiva que acontece principalmente através de mordida ou arranhão. 

O animal infectado pode apresentar sintomas característicos da raiva, como saliva em excesso, sensibilidade à luz, toque ou barulho e forte irritabilidade. Os cachorros não são os únicos animais que transmitem raiva, por isso, fique atento aos demais animais. A sua atenção deve ser redobrada para animais silvestres, como os morcegos e animais em situação de abandono, como cães e gatos. 

A doença tem um estágio de incubação de 2 dias a 2 meses, aproximadamente.  Depois de infectado não tem cura e levam o portador desta doença à morte.  Por isso, a prevenção é tão importante e a vacinação contra a doença é o mais indicado. 

Outro assunto muito importante é a vacinação contra a Leishmaniose Canina. A doença é um problema de saúde pública também, porque além de infectar animais, pode infectar seres humanos. Assim como a raiva, a doença pode levar o paciente à morte. Felizmente, ambas doenças possuem vacina, portanto, a prevenção e a vacinação é o melhor remédio.